BEDA, CINEMA E TV

TOP 5: FILMES SESSÃO DA TARDE

Meus amigos sempre vêm me pedir indicação de filmes porque eles sabem que eu gosto do assunto e imaginam que eu sou esse tipo que entende das coisas. Eles sempre esperam que eu indique uma preciosidade de produção independente e roteiro pouco óbvio, lançada direto em dvd (ou melhor, na internet) para um público super exclusivo, que eles jamais saberiam da existência se não por alguém muito ligado no assunto. Às vezes eu indico umas coisas assim, porque é o que as pessoas esperam e também porque eu gosto desses filmes alternativos e acho que eles ensinam muito pra gente de um modo geral. Mas eu não indico essas coisas, tipo, o tempo inteiro. Eu nem assisto esses filmes o tempo inteiro, eu nem gosto deles o tempo todo, como é que vou indicar assim? Então eu jogo pro alto minha possível credibilidade e queimo meu filme cada vez que abro a boca pra indicar alguma coisa, porque a verdade é que eu me finjo de entendida, mas troco qualquer filme cult pelo bom e velho filme da Sessão da Tarde. Me deixem.

Movida por essa paixão agora declarada, resolvi falar sobre os meus cinco filmes preferidos da Sessão da Tarde e me sinto vitoriosa por não ter burlado as regras.    

5. MEU PRIMEIRO AMOR

meu primeiro amor

Eu amo tanto esse filme que tenho até medo de assistir ele agora e descobrir nem era tudo isso mesmo e eu só estava sendo a criança/pré-adolescente dramática que sempre fui. Andei lendo a sinopse antes de começar a escrever e achei muito engraçado que ela fala muito mais sobre a fixação que a personagem principal tem com a morte do que sobre o amor das duas crianças de fato, quando eu lembro muito mais do namorico dos dois do que de qualquer outra trama paralela que estivesse rolando. No fundo, ainda que ele seja um filme sobre crianças e pra um público não tão mais velho do que isso, ele coloca alguns assuntos sérios, como hipocondria e morte, o tipo de coisa que a gente não sai por aí conversando com crianças. O final é aquela coisa, cruel até dizer chega, sempre me acabo de chorar. Definitivamente, esse não é um filme pra crianças.

Recentemente descobri que a Anna Chlumsky, atriz que fez a personagem principal nesse filme, teve uma participação bem importante em Hannibal, uma série que amo demais, e fiquei de cara quando juntei as duas coisas e percebi que ela era ela (?). Macaulay Culkin, por outro lado, nunca mais tive notícias. Por onde será que anda? Sdds.

4. AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS

clueless

Gente, esse filme. Sei que qualquer coisa que eu diga sobre esse ele será absolutamente redundante porque tenho certeza que pelo menos 8, em cada 10 meninas que cresceram assistindo Sessão da Tarde, desenvolveram uma relação de muito amor com Cher e suas amigas, e desejaram ter um closet daqueles ou aquele software que escolhe a roupa por você. Mas gente, esse filme. Gente, essas roupas. Gente, gente, gente!11!1 Diferente da maioria dos filmes de high school que são muito mais sobre como a garota deslocada se sobressai e dá uma lição nas vilãs populares, “Clueless” é muito mais sobre a amizade genuína que pode nascer entre pessoas diferentes, sem pintar ninguém como vilão. É por isso que eu sempre fico muito chateada quando alguém fala dele como o grande exemplo de futilidade do século XX que ele certamente não é. Porque deixando as compras e o guarda-roupa dos sonhos de lado, Cher e suas amigas são adolescentes como eu e você fomos um dia, e esse é o tipo de representatividade importante e que não pode ser diminuída. Fútil pra mim é você que assiste o filme e só consegue ver as roupinhas de marca das personagens.         

3. ABRACADABRA

abracadabra

Acho que deve ter uns 200 filmes de bruxas e criaturas exóticas que passavam na Sessão da Tarde e que eu amava demais, mas acho que Abracadabra consegue resumir muito bem todos eles. Aqui temos três bruxas do século XVII que retornam num Dia das Bruxas do século XX, prontas pra tocar o terror e garantir a imortalidade e um corpinho xófem. Ele é total um filme sobre crianças que tentam parar alguma criatura fantástica do mal, mas ele não é menos interessante ou importante por isso. Na verdade ele é até bem sombrio (na medida que dá pra ser sombrio num filme pra crianças, claro) e nunca subestima a inteligência do espectador. De quebra ainda tem Sarah Jessica Parker no papel de uma das bruxas pentelhas e uma porção de piadinhas infames pra qualquer um se acabar de rir. 

2. A PRINCESA PROMETIDA

a princesa prometida

Sei lá, nem lembro muito do enredo desse filme? Sei que tem uma princesa que tem esse nome que eu acho uma delícia de falar (Buttercup, pra quem está se perguntando) e tem esse projeto de príncipe que não é bem um príncipe mas um cafajeste de primeira, e que é lindo de morrer e salva a princesa e se apaixona por ela pelo caminho, e aí tem aquele negócio de te odeio mas te amo, enfim, meu tipo preferido de história. Deve ter um vilão também (sempre tem um vilão), mas confesso que não lembro. Desculpa, mas recomendo muito fortemente. Prometo que escrevo alguma coisa decente quando assistir ele de novo e lembrar da história direitinho, mas por favor, assistam, nem que seja pra ver esse projeto de Zorro maravilhoso. 

1. MATILDA

matilda

Matilda não é só meu filme favorito da Sessão da Tarde, ele é também um dos meus filmes preferidos da vida inteira e por isso é tão difícil falar sobre ele, ainda que eu saiba que não precise falar nada realmente porque né, vocês já vão saber de tudo. E entender tudo, principalmente. O que mais amo, de fato, é que ele é um filme leve, doce e muito bonito de ver, não é só uma comédia infantil bobinha e sem critério, e basta uma olhada nesses sites sobre cinema pra ver o quanto ele é adorado por um público bem variado. Ao contrário de muita gente, no entanto, eu prefiro encarar a história como ela é, sem levar muito a sério o lance da adoção e dos personagens caricatos, porque isso talvez quebre um pouco a mágica da história. Ele me lembra muito fortemente uma fase deliciosa da minha vida, quando eu não tinha nada melhor pra fazer da vida e passava o dia de bobeira no sofá, assistindo esse filme com minha mãe, como se nada mais importasse e eu acho muito gostoso quando uma história consegue trazer pra gente lembranças tão nítidas de uma época em particular das nossas próprias vidas. Sdds infinitas.

>> Como sempre, não estou nessa sozinha. Essa é a primeira de algumas postagens coletivas que eu e minhas amigas inventamos especialmente pro BEDA, porque a gente ama um trem errado mas nunca perde a chance de ser beesha. Então corre e vai logo ver a listinha delas: Analu, Palo, Anna Vitória, Fitcha, Iralinha e Couth pra ver a listinha delas e também a fofa da Ana Flávia, que mal conheço e já considero pacas.       

♥ 

Previous Post Next Post

14 Comments

  • Reply Ana 5 de agosto de 2015 at 11:40 AM

    Guria, deixa eu te contar uma coisa: eu sou péssima pra assistir filmes que todo mundo já viu. Na sinceridade mesmo, desses eu só assisti Clueless. Talvez nos primórdios da vida eu tenha assistido os outros, e esse também, mas eu não lembro. Honestamente, acho que nem assisti. Clueless fui assistir de verdade no final de 2013, então dá pra tirar uma temperatura do nível da coisa.

    Beijos!

  • Reply Analu 5 de agosto de 2015 at 1:51 PM

    Que bom que tinha Matilda ali no final, né? Algum filme em comum a gente tinha que ter. HAHAHA
    Acredite se quiser, nunca assisti “Meu Primeiro Amor” e nem “As Patricinhas de Beverly Hills” (mas obviamente sei o que acontece porque tem coisas que a gente sabe sem nunca precisar assistir)
    Esse penúltimo eu nunca ouvi falar!

    E: quando morarmos todas na mesma cidade e tivermos muito tempo para gastar nas nossas próprias companhias, vamos combinar sessão Matilda? hihi

    Beijo! Te amo!

  • Reply Ana Flávia 5 de agosto de 2015 at 1:56 PM

    Meu Primeiro Amor e Matilda estão lado a lado no meu coração! ♥
    É muita delicadeza junta! <3
    Aliás, usei o mesmo gif. haha

    Abracadabra tinha gravado um vhs, amava!

    Esse da Princesa eu nunca vi, vou providenciar!

    E Cher <33

    Beijo!

    • Reply Ana Flávia 5 de agosto de 2015 at 6:20 PM

      Adorei a citação a minha pessoa <33

  • Reply Couth 5 de agosto de 2015 at 5:16 PM

    Tirando o Meu Primeiro Amor, eu amooooooo todos esses filmes da sua lista, e vi um milhão de vezes! A Princesa Prometida eu nunca tinha visto até ganhar o dvd da Chica, e chorei tanto (?).

    Também acho que As Patricinhas é um hino <3

    Ah, quanto amor.
    Beijo!

  • Reply Pássara 5 de agosto de 2015 at 6:02 PM

    Ai, migaaaaa, que lindo nossas listas com tanto em comum <3 Onde você tava minha vida toda???

    Apesar disso, mal lembro de Abracadabra, e não tenho NENHUMA memória de ter assistido a Princesa Prometida nessa vida. Sinto que preciso.

    Precisamos muito de uma maratona sessão da tarde, esse dia será sensa.

    Te amo <3

  • Reply Rafaela 5 de agosto de 2015 at 8:08 PM

    Amiga, Meu Primeiro Amor eu quase coloquei na minha lista também, porque adoro muito. Matilda eu não entendo tanto o amor d’ocês, mas respeito. E Clueless, amiga, Clueless: amamos.

    A Princesa Prometida nunca nem ouvi falar, mas agora acho que preciso, como Passarinha disse! hahahah

    Beijos!

  • Reply Yuu 5 de agosto de 2015 at 8:25 PM

    Acredita que eu nunca vi “Meu primeiro amor”? Eu conheço a história, e toda vez que ouço My Girl, lembro da chamada do filme para a Sessão da Tarde, mas o filme em si, nunca assisti. Preciso remediar isso já.

    Abracadabra e A Princesa Prometida eu lembro de ter assistido algumas partes, só não lembro quais. Espero que esses estejam no catálogo da Netflix. Por outro lado, AMO Clueless e Matilda.

    Muito embora eu só tenha assistido Clueless depois de descobrir que era uma paródia de Emma, o que aconteceu no ano passado. É realmente muito bom, e eu adoro a Cher. Já Matilda é exatamente o que você falou: é um filme que marcou uma fase da minha vida, traz ótimas lembranças e eu sempre vou nutrir um carinho especial por ele. <3

    Beijinhos.

  • Reply Alessandra Rocha 5 de agosto de 2015 at 10:03 PM

    GENTE <3 <3 <3 MATILDA E CLUELESS, MELHORES FILMES, MELHORES FILMES!
    Acho Meu primeiro amor gracinha, mas outro dia tava passando no telecine e não me prendeu… Agora se eu vejo que ta passando Clueless ou Matilda eu largo tudo – sério – e paro pra ver porque <33333

    Gosto muito de Abracadabra também, mas é um filme muito sazonal pra largar tudo e assistir toda vez que passa na TV – e nem passa tanto assim fora de época haha

    beijo!

  • Reply Mia 5 de agosto de 2015 at 11:52 PM

    MELDELS, EU NÃO SABIA QUE ERA ELA EM HANNIBAL!!!! Revelações!

    Acho que o único filme da lista que não vi ainda é o da princesa prometida. De resto: amo/sou.

    Essas listas de vocês estão lindas, socorro! ♥

  • Reply Anna 6 de agosto de 2015 at 12:46 AM

    Amiga, eu nunca vi Meu Primeiro Amor, acredita??? Acho que já vi alguns pedaços soltos dele e tal, mas sempre fico com a impressão que vou sofrer demais e nunca assisto. Minha mãe ama, e acho muito engraçado que sempre que esse filme passa na TV ela tá em casa a tarde por algum motivo e fica assistindo. Mãe <3

    QUERO TATUAR ISSO QUE VC DISSE SOBRE CLUELESS NA MINHA CARA! Me representa demais! Não é um filme bobo, nem um filme ruim que é bom, ele é bom DE VERDADE!!11 Por que as pessoas não entendem isso? Acho muito legal o fato da protagonista e heroína ser a garota popular e amo que no filme os personagens não tem grandes questões, eles são simplesmente jovens e felizes e bobos. Não é uma delícia? Aff, amo demais.

    Eu tenho uma questão com A Princesa Prometida. Eu acho que já vi (???), mas não consigo lembrar. Mas sei que amo (????) e aí fico evitando assistir porque quero ver num momento especial porque sei que vai ser forte? Sei lá, esse gif que você colocou já me abalou demais. Quem ama de paixão é Taryne, e ela inclusive disse que o livro é ainda mais mágico que o filme. Se eu fosse você, confiaria na dica.

    beijos amiga <3

  • Reply Fran 6 de agosto de 2015 at 1:13 AM

    Eu acho que desses todos só não conheço/me lembro de A Princesa Prometida, de modo que: amei essa lista, me identifiquei com essa lista <3

  • Reply Gab 6 de agosto de 2015 at 3:11 AM

    AMIGA, ABRACADABRA MEU DEUS. Esse é o quinto blog dA Gente que eu vejo a lista e FICO MAL porque eu sempre esqueço um filme MUITO IMPORTANTE. Na tua lista, no caso, é Abracadabra. Que filme!!
    A princesa prometida eu nunca vi :(((( shame on me.
    Te amo!! <3

  • Reply Leticia 6 de agosto de 2015 at 5:11 AM

    lendo todos os posts dessa tag e me acabando em nostalgia <3 amei!
    eu comentaria sobre meu primeiro amor mas só de lembrar já rolou uma bad aqui, então não vou falar nada por motivos de nó na garganta
    (só que eu tinha um anel que mudava de cor igual o da Vada e me achava o máximo, bjs)

  • Leave a Reply